domingo, 1 de agosto de 2010

"Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo..."- pt .1

Olá amigos, sim, eu sei que a proposta de posts com frequência não tem sido minha prioridade nestes últimos tempos, mas vejam pelo seguinte ângulo, neste blog você não encontra as banalidades extremamente comuns da web de quem só pretende aparecer (estranhamente estes fazem sucesso) sem pesquisar, ou sem ao menos rever os conceitos mais de uma vez. Não é tão fácil escrever com qualidade e com grande frequência, e por falar em qualidade, alguns dias atrás me deparei com um livro estranhamente bizarro, chamado "Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo", estava desocupado, então pensei em ler e por que não!? bom, a resposta veio umas treze páginas depois do prefácio, é uma enciclopédia que simplesmente violou o conceito mais puro de enciclopédia.
Enciclopédia é uma coletânea de escritos que visam concentrar os conhecimentos do homem atual (logo, aqueles que são verdadeiros até o presente momento), a prioridade da enciclopédia então seria a de explicar as coisas de forma extremamente realista e objetiva. No entanto, a tal enciclopédia continha os conhecimentos dispostos de uma forma que entrassem em concordância com a ideologia moralista (?), logo, o foco não era transmitir o conhecimento verdadeiro, mas transmitir um parecer moralista sobre as artes e ciências. Exemplificando, seria como tentar reunir conhecimentos verdadeiros com a perspectiva da idade média, não dá para ser preciso e verdadeiro sem estar despido de ideologias principalmente as moralistas, você imagina, "puta merda, mais um jovenzinho perdido, sem juízo pregando coisas imorais", não é esse meu ponto, sou contra o moralismo justamente pelo fato de ser anti-enciclopédico ao meu ver, é uma tentativa de controlar a população sem dar explicações exatas. Explicações completas são resumidas à algo similar ao que alguns pais fazem com seus filhos ao lhes tomar um objeto cortante por exemplo, "faz xixi na mão de criança", subjugando a capacidade de entendimento, julgando não ser necessário uma explicação que faça algum sentido mas que apenas faça obedecer. O mesmo ocorre com a religião, muitas das coisas pregadas, se forem apuradas e lidas sem visão dogmática distorcida, tem fundamentos filosóficos bem interessantes e completos, mas são explicados da forma menos completa e mais nebulosa possível. É absurdo ver este tipo de "controle" operando sobre as pessoas até o presente século.
 Em resumo, o que tenho para dizer, é que existem muitas coisas extremamente verdadeiras, existem outras completamente absurdas e sem lógica, e através da religião e do moralismo absurdo, nos fazem obedecer porque não entendemos o que se passa de verdade, então quando se deparar com alguma atitude que você julga opressora ou desnecessária, procure estudar a respeito (com cautela) e principalmente pense à respeito profundamente (pensar não dói tanto), tente tirar conclusões verdadeiras para não permanecer obedecendo ignorantes estalos de chicote.

Sem Mais....         por enquanto!

Um comentário:

  1. Bom o que eu tenho a dizer a esse post, é que uma enciclopédia foi criada para nos ajudarmos com dúvidas em coisas que não sabemos o significado, é mais um dicionário só muito amplo com definições mais especificadas. Uma enciclopédias dessa tem a intenção de faze você pensar do jeito moralista e que como você Lulão eu também não gosto, e na minha opinião uma enciclopédia foi criada com intuito de tirar nossas dúvidas e a opinião do autor que se foda, porque cada um tem a sua cabeça para tirar suas conclusões e criar suas opiniões

    ResponderExcluir